Aumento de casos de Influenza e Covid


Você já deve ter percebido que muitas pessoas ao seu redor estão apresentando sintomas gripais e algumas chegam a ficar debilitadas. Como em 2021, estamos novamente com os vírus da Covid-19 e Influenza em circulação fora do período sazonal, que tem acometido grande parcela da população, especialmente os grupos de riscos (crianças, idosos, entre outros).

Segundo dados do último Boletim Infogripe, divulgado hoje (27/10) pela Fiocruz, o vírus da gripe (especialmente a cepa Influenza A) tem sido a maior causadora de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais em grande parte do Brasil.

Entre as causas relacionadas estão a circulação rápida dos vírus e, também, a baixa adesão a vacinação. Para se proteger, além dos cuidados básicos como lavar as mãos corretamente, é importante usar máscaras em locais com risco de contaminação, usar álcool em gel e distanciamento social quando tiver presença de sintomas.

Entre os desconfortos conhecidos nas síndromes respiratórias agudas graves temos a presença de tosse crônica, mal estar, febre alta, procrastinação, diarreia, vômito, irritação nos olhos, congestão nasal com ou sem secreção, além de evolução para quadros crônicos de pneumonia, bronquite, asma e até óbito.

Se você tiver com algum sintoma gripal, procure ajuda médica o quanto antes! Nunca se automedique.

𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)