Cansaço repentino, dores no peito ao respirar e falta de ar podem ser sinais de derrame pleural, também conhecida como “água no pulmão”, uma doença respiratória que precisa de atenção e cuidados imediatos.
Para você entender melhor, a pleura é membrana fina e úmida que ajuda o pulmão a deslizar ao se expandir e se contrair durante a respiração. E nesta região é comum um pequeno acúmulo de líquido que é absorvido pelo organismo naturalmente, mas quando algo não está bem, pode haver um acúmulo excessivo de água.
Entre as principais causas, temos algumas doenças respiratórias associadas como pneumonia grave, artrite reumatoide, tuberculose, lúpus e câncer de pulmão. Em raros, pode ocorrer por Cirrose, problemas renais e insuficiência cardíaca.
O diagnóstico é feito por meio de exames e avaliação dos sintomas. O tratamento abrange as causas da doença, que quando curada tende a melhorar a reabsorção deste acúmulo de líquido. A fisioterapia respiratória também pode ser indicada. Nos casos graves, pode-se realizar drenagens com agulhas na cavidade torácica para minimizar o problema e liberar espaço para os pulmões atuarem melhor.
Como medida preventiva, sempre que houver sintomas respiratórios, procure ajuda médica!
𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)
#DrMarcusViniciusPneumo #PneumologistaAdulto #saudepulmonar #pneumoadulto #pneumozonanorte #DPOC #Covid #SindromesGripais #JCGComunicacao #NoticiaMed #Gripe #Resfriado #Fumante #EnfisemaPulmonar #Asma #Rinite #Tosse