Muitas pessoas com problemas de saúde recorrem à automedicação por diversas razões e, com isso, se colocam em risco desnecessário, incluindo agravamento de patologias e até óbito por intoxicação.
É importante frisar que quaisquer sintomas ou doenças, especialmente as do trato respiratório, precisam de avaliação médica para o melhor diagnóstico e tratamento adequado.
E quando falamos das doenças respiratórias, é necessário observar que em períodos como o inverno as doenças como resfriado, gripe, sinusite e bronquite têm um crescimento significativo, ocasionando a busca por automedicação para tratamentos sem avaliação médica que podem aumentar os problemas de saúde.
Entre os produtos mais consumidos estão os antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios e os xaropes para tosse, que quando administrados de forma errônea, podem causar sérios problemas à saúde como lesões no fígado, insuficiência renal, úlceras gástricas e intestinais, além de arritmias cardíacas e problemas de pressão alta.
A automedicação não é indicada para nenhuma ocasião. Sempre oriento para que a quaisquer sintomas de doenças, procure ajuda médica!