Estamos no inverno e os dias são mais secos, propensos a ressecar a mucosa nasal ao ponto de criar fissuras e até machucar.
Para evitar o problema, recomendo que o paciente faça higiene local e hidrate as vias aéreas diversas vezes ao dia. Com isso, as fossas nasais ficam melhor protegidas de possíveis acúmulos de partículas nocivas como vírus, bactérias e substâncias tóxicas.
Para você entender melhor, as fossas nasais são revestidas de uma espécie de tecido celular, que possuem a capacidade de produzir muco favorecendo a obstrução de agentes agressores ao organismo e sistema respiratório pelo nariz.
Se há ressecamento, a mucosa nasal ficará mais vulnerável, sendo necessária a hidratação periódica que pode ser feita com água morna ou fria, no banho ou no toalete, uso de soro fisiológico ou outro produto indicado pelo pneumologista.
É importante manter as vias aéreas limpas de impurezas e secreções para prevenir crises de rinite e sinusite, aliviar mal-estar, dores de cabeça relacionadas ao aumento da pressão nos seios da face devido a congestão nasal, além de facilitar a entrada e saída de ar.
Na dúvida, fale com o pneumologista!